terça-feira, 5 de junho de 2012

Revisão de Eletricidade

Olá,

Este post é dirigido aos interessados em revisar alguns conceitos de eletricidade, mas também serve para aqueles que agora estudam na disciplina de Eletricidade Básica. A ideia é fornecer uma série de referências para que quando houver tempo e interesse que possa parar e estudar ou revisar os principais conceitos da eletricidade.  


O vídeo acima (Link do vídeo) abrange os conceitos de corrente, tensão, resistência, potência e energia tornando-se bem completo e ilustrativo. Apresenta também algumas experiencias (usando o multímetro) que podem comprovar as afirmações. Algumas destas podemos realizar em aula de eletricidade quando estudarmos resistência e potência elétricas.

Eu falei em aula de uma apostila na biblioteca que é bastante utilizada no campus na disciplina de eletricidade básica. Nesta apostila existem os conceitos, as fórmulas e as aplicações. Porém, não temos esta apostila em meio digital. Por outro lado, na internet têm várias apostilas, resumos e pdf que podem ser utilizados por vocês para estudar, mas é importante que vocês cuidem a qualidade da informação e a origem destes materiais!
Para complementar seus estudos eu recomendo esta apostila 1. Esta apostila trata eletricidade mais sob o ponto de vista de análise de circuitos, mas isso não é problema pra vocês da mecatrônica. Então pode ajudar.

Para quem tem curiosidade deixo ainda alguns vídeos sobre geração em hidrelétrica e tipos de fontes de energia. Esse de Nikola Tesla é muito bom!  Aguardem que no final de semana deixarei novo material.

Bons estudos pessoal!
Prof. Jônatas

Nenhum comentário:

Postar um comentário