terça-feira, 8 de maio de 2012

Corrente contínua, pulsante e alternada - algumas definições


Olá,

Sabemos que a corrente elétrica é um efeito, de modo que a causa para circulação de corrente em um meio físico é uma diferença de potencial (tensão) entre dois pólos deste meio físico, por exemplo, os terminais de um resistor. Assim, o sentido de circulação da corrente é consequência da polaridade da fonte de energia.

Em nosso curso de eletrônica vamos lidar com três tipos de corrente, ou melhor, quando olhamos para corrente através de um osciloscópio ou montamos um gráfico da corrente no tempo vemos três diferentes formas de onda de corrente. Essas formas de onda ficarão mais evidentes quando estudarmos a fonte de alimentação.

Vamos definir a corrente contínua como aquela que circula por um único sentido com uma única intensidade, e cuja polaridade da fonte é sempre a mesma. Assim, no tempo esta corrente se assemelha a uma reta. Definiremos a corrente pulsante como aquela corrente contínua cuja  intensidade varia de um valor mínimo a um máximo numa determinada frequência. Assim, entendemos que a corrente pulsante é geralmente uma corrente alternada retificada. Então, resta-nos definir a corrente alternada. A corrente alternada é aquela cujo sentido de circulação varia com o tempo em uma determinada frequência, ou seja, a polaridade da fonte de energia varia na frequência com que muda o sentido de circulação.

Eu entendo que esta descrição não é a melhor forma de identificar cada tipo. Neste sentido, para visualizar melhor essas afirmações vejamos a animação do link abaixo.

Acesse: Tipos de corrente

Dúvidas? Faça um comentário!

Prof. Jônatas

2 comentários:

  1. Olá,

    Eu agradeço sua colaboração, mas seria mais proveitoso se tu revertesse esse comentário em uma dúvida específica sobre esses trabalhos. Além disso, fazendo críticas pontuais aos trabalhos tu estarás ajudando a qualificar esses mesmos trabalhos.

    Espero tuas colaborações!

    ResponderExcluir