terça-feira, 22 de maio de 2012

Mais um ano

Olá pessoal,

Este post é dedicado a todos vocês que participam deste blog. Faço essa dedicatória, pois em 19 de maio de 2011 nasceu este blog. Neste dia comecei a utilizar a internet como uma extensão da sala de aula, como um espaço mais amplo que minha sala de aula ou meus atendimentos. E quando falo em espaço falo também do tempo, talvez, principalmente do tempo dedicado ao conhecimento.

Eu, assim como Paulo Freire, acredito na autonomia e na responsabilidade. Acredito que ensinar não é transmitir conteúdos, bem como aprender não é absorver estes mesmos conteúdos. Memorizar é importante, mas não é sinônimo de aprendizado.

Por isso, sempre que possível utilizo este espaço-tempo para desafiar, inquietar e criar as dúvidas necessárias para que juntos possamos construir um conhecimento mais amplo e profundo do que a memorização irrefletida de conteúdos. 

A colaboração de vocês é muito importante para este que este blog amadureça e melhore cada dia mais!

Abraço.
Prof. Jônatas

3 comentários:

  1. Olá,

    Eu não removo do blog comentários ou críticas ao meu trabalho, sejam positivas ou negativas. Sempre busco a participação de meus alunos e demais usuários justamente para enriquecer o blog e a experiencia de estudar eletrônica.

    Mas o comentário removido não tinha este objetivo, pelo contrário era depreciativo e debochado, além de anônimo.

    Participem contribuindo... um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. o blog é um ótimo lugar pra nós adquirir um pouco mais de conhecimento é um bom trabalho que voce vem fazendo, mas também eu acho que a gente poderia procura adquiri esse conhecimento dentro da sala de aula mesmo onde tanto nós alunos quanto você mesmo professor poderíamos colaborar na sala pra um aprendizado melhor.

    ResponderExcluir
  3. Olá Guilherme,

    Muito obrigado! Concordo contigo quando falas da sala de aula. Lá é onde a aprendizagem deve ser estimulada em primeiro lugar. A questão é que nem todos recursos nós dispomos no espaço e tempo da sala de aula, por isso utilizo o blog não como principal meio para aprendizagem, mas como meio complementar. É verdade, o uso de computador e da internet dificulta por vezes alguma atividade proposta, porém tanto o computador quanto a internet devem ser nossos aliados para ampliar as formas de aprender.
    Observe que sem a internet e o computador não poderíamos utilizar um simulador de circuitos. Então teríamos menos um recurso, ficando a aprendizagem a cargo da teoria e da prática.

    Se desejares podemos conversar mais para vermos onde podemos intensificar ou colaborar mais para o aprendizado teu e dos demais colegas.
    Abraço.

    ResponderExcluir