quinta-feira, 2 de junho de 2011

Ponto de operação do diodo

            O diodo é um dispositivo semicondutor com caracteristicas que devem ser observadas para não danificá-lo quando em operação. Os fabricantes desses dispositivos divulgam  nos manuais (databook) ou folha de dados (datasheets) diversas especificações para operação. Estas especificações são em valores máximos, por isso deve-se projetar um circuito para operar abaixo destes valores, caso contrário o diodo pode queimar ou romper.
            As principais especificações, para a maioria das aplicações, são:
            Então, ao projetar um circuito deve-se verificar, por exemplo se o diodo é especificado para conduzir determinado valor de corrente. Assim, a reta de carge é importante, pois é um bom indicativo se as condições de projeto estão de acordo com as especificações do diodo. 

            Para o circuito da figura acima, em que o diodo está polarizado diretamente e conduz a reta de carga é apresentada na figura abaixo.
            A intersecção da curva característica do diodo (em azul) com a reta de carga (em preto) é o ponto de operação do diodo, ou seja, é o ponto na qual o diodo irá operar, com o valor da corrente direta (ID) e o valor de tensão ditera (VD). Esses valores do ponto de operação não podem ultrapassar os valores máximos especificados para o diodo no datasheet.
             Dúvidas?
Prof. Jônatas

Nenhum comentário:

Postar um comentário